quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O que é o Fedora?

O Fedora é um sistema operativo que tem por base o Linux, uma colecção de software que faz com que o seu computador trabalhe. Pode utilizar o Fedora em conjunto com, ou em vez de, outro sistema operativo como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™. O sistema operativo Fedora é completamente livre de custos para poder usufruir e partilhar.

O Projecto Fedora é o nome de uma comunidade mundial de pessoas que amam, usam e constroem software livre. Queremos liderar na criação e divulgação de código e conteúdos livres e abertos trabalhando em conjunto como uma comunidade. O Fedora é patrocinado pela Red Hat, o fornecedor de tecnologia de código aberto de maior confiança a escala mundial. A Red Hat investe no Fedora para encorajar a colaboração e promover novas tecnologias com software livre.
O que torna o Fedora diferente?

Nós acreditamos no valor do software livre e lutamos para proteger e promover soluções que qualquer um pode utilizar e redistribuir. O sistema operativo Fedora não só é feito de software livre, como também utilizamos software livre exclusivamente para o fornecer a si. Este sítio web, na realidade, é feito com software livre e serve milhões de pessoas todos os meses.

Nós também acreditamos no poder da colaboração. Os nossos programadores trabalham com equipas de projectos de software livre em redor do mundo, aos quais chamamos "upstream" (a montante). Eles criam muito do software encontrado no Fedora. Nós colaboramos de perto com eles de modo que todos possam beneficiar do nosso trabalho e tenham acesso a melhoramentos o mais rápido possível. Ao trabalharmos de forma concertada com as equipas destes projectos, podemos assegurar que o software livre funciona melhor em conjunto e que proporciona uma melhor experiência aos utilizadores. Também podemos incluir melhorias rapidamente, o que contribui não só para os utilizadores, mas também para os projectos a montante.

Nós também acreditamos em dar a outros a capacidade de seguirem a sua própria visão do que deve ser um sistema operativo livre. Qualquer pessoa pode pegar no Fedora e alterá-lo, criando um novo produto com um novo nome. Nós até fornecemos as ferramentas no próprio Fedora. Aliás, o Fedora já é a base para derivados como o Red Hat Enterprise Linux, o One Laptop Per Child XO e o DVD Live de Conteúdos da Creative Commons.

Fonte: Fedora

Nenhum comentário:

Postar um comentário